OED Existe lugar para a diferença Novas Ofertas
 
 
 
 
 

historial

1990
A OED, surge em 1990, resultante de um protocolo entre a Câmara Municipal de Lisboa - Departamento de Acção Social, o Instituto de Emprego e  Formação Profissional e a actual Fundação LIGA.
1992
Em 1992, inicia a sua actividade com a candidatura à iniciativa comunitária Horizon I, em parceria com a CITHY, organização sediada em França.

 

Em 1992, realizam-se as primeiras acções de intervenção directa no âmbito da inserção profissional de pessoas com deficiência. Desde então, tem vindo a desenvolver acções de sensibilização e informação junto de empregadores acerca das competências profissionais de pessoas com deficiência, constituindo, em paralelo, uma Bolsa de Emprego de pessoas com deficiência pré-seleccionadas, disponíveis e aptas a integrar o mercado de trabalho.

 

A sua intervenção foi alvo de reflexão e desenvolvimento através do estabelecimento de parcerias comunitárias, nomeadamente nos Programas Helios e Horizon II.
1998
Sempre numa óptica de melhoria da qualidade dos serviços prestados, a OED promoveu, entre 1998 e 1999, estudos acerca dos perfis profissionais de trabalhadores com deficiência e de empresários que contrataram pessoas com deficiência, sendo os seus resultados divulgados com a publicação de um artigo na revista INTEGRAR.
2000
Em 2000, a OED publica o seu Iº Boletim Anual, actividade que manteve até 2006.
2001
Em 2001, a OED dinamiza o Iº Encontro com Empregadores – “PROFISSIONAIS EFICIENTES, S.A. – Das Oportunidades à Inserção”. Esta acção materializou-se num espaço de debate entre os vários interlocutores operantes no domínio do emprego – empregadores, trabalhadores com deficiência, políticos, profissionais da área da comunicação e comunidade em geral.
2002
A OED estabelece, desde 2002, protocolos de cooperação, com várias entidades e com vista à promoção da contratação de pessoas com deficiência.
2005
A acção da OED não se limita à esfera da comunidade empresarial, estendendo-se também a outras organizações operantes no domínio da reabilitação. Assim, em 2005, a OED estabelece um protocolo com o Hospital de Santa Maria – Serviço de Medicina Física e Reabilitação, de que resultou a dinamização da acção “Espaço Emprego”. Esta acção tem por objectivo a orientação e aconselhamento profissional de pessoas com deficiência que se encontram a terminar ou já terminaram o seu processo reabilitativo.